Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Acidentes com crianças aumentam no verão e nas férias

Postado em 10/02/2020


Estima-se que no Brasil ocorrem cerca de 200 mil acidentes domésticos com crianças, como queimaduras, quedas e afogamento. Por isso, apesar da alegria de desfrutar as férias, trata-se de períodos em que é preciso redobrar a atenção com as crianças. Considerada a principal causa de morte entre crianças de 0 a 14 anos, os acidentes podem ser evitados.

Dentro de casa existem várias armadilhas, como destaca a Sociedade Brasileira de Pediatria: panelas quentes com cabos voltados para fora do fogão; brinquedos e objetos que podem ser colocados na boca; tanques e baldes que podem causar afogamento; embalagens plásticas que podem sufocar; quedas de trocador, cama, janela ou escada; intoxicação por medicamento, inseticida, perfume, produto de limpeza; quedas de bicicletas, patins e patinetes são alguns dos acidentes mais comuns que vemos acontecer e que podem  causar traumas importantes.

Outro cuidado fundamental é prevenir que a criança salte ou pule em águas escuras, sem visibilidade, perto de pedras ou em águas rasas. Os mergulhos, principalmente durante a temporada de verão, representam a segunda causa de lesão na medula no Brasil. As lesões afetam principalmente crianças e jovens adultos.

Certamente, os períodos de lazer devem ser momentos de convivência entre pais e filhos e de muitas brincadeiras. Mas, é imprescindível que um adulto sempre supervisione as crianças, seja em casa, na praia, na piscina, em parques ou em qualquer outro lugar.

A prevenção dos acidentes significa um melhor aproveitamento desses momentos pelas crianças e pela família. Nada pior do que precisar ficar hospitalizado, imobilizado ou em repouso. Portanto, para os pais, o cuidado com os pequenos deve ser reforçado e constante.

Para evitar imprevistos, é preciso:

- Em automóveis, sempre transportar a criança na cadeirinha adequada a sua idade;

- Manter produtos de limpeza fora do acesso da turminha;

- Guardar medicamentos em locais altos e de difícil acesso aos pequenos;

- Colocar telas protetoras em piscinas e grades em escadas;

- Atenção redobrada com a cozinha;

- Nunca subestimar a inteligência e agilidade das crianças, independentemente da faixa etária;

- Nunca relaxar em relação à prevenção de acidentes.

O ASSIM SAÚDE se preocupa com o bem-estar de toda a sua família.